ORDEM DA VISITAÇÃO DE SANTA MARIA

Vida contemplativa Clausura Papal
 
 

VIDA CONSAGRADA VIVIDA EM COMUNIDADE

“... todo o interior e todo o exterior das Filhas da Visitação é consagrado a Deus;... todas as suas ações... são outras tantas preces e orações; todas as suas horas são dedicadas a Deus... e são fruto da caridade.”  “ Elas não devem viver, respirar nem aspirar senão pelo seu Esposo Celeste.” São Francisco de Sales. 

Pelo batismo, as Irmãs vivem da própria vida de Deus e são-lhe consagradas. Mas Deus, pela vocação religiosa, chama-as, no seu amor, “a entregarem-se inteiramente a Ele, amado acima de tudo, destinando-as ao seu serviço por um novo e particular título”.

Em resposta a este chamamento, as Irmãs entregam-se a Deus pela Profissão dos conselhos evangélicos e comprometem-se no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente.

Pelos Votos, selam este compromisso total e definitivo. Assim, Deus que foi o primeiro a chamá-las, acolhe-as, guarda-as e consagra-as ao seu serviço.

A Igreja, em virtude da autoridade que Deus lhe confiou, aceita publicamente a sua oferta e associa-a ao Sacrifício Eucarístico.

Filhas da Igreja, presentes em Cristo a todos os homens, as Irmãs participam, cada dia mais, na obra da Redenção. A sua consagração “manifesta aos olhos de todos os crentes os bens celestes, já presentes neste mundo; testemunha a existência duma vida nova e eterna adquirida pela Redenção de Cristo, e finalmente anuncia a ressurreição futura e a glória do Reino dos céus.”

Nesta vida evangélica deixam-se conduzir pelo Espírito; aspiram a Cristo Jesus e n’Ele Unem-se cada vez mais intimamente ao Pai. Tendem assim à perfeição da caridade, ardente, mas tranquilamente, cuidadosamente, mas num abandono confiante, quer dizer, mais apoiadas na divina Bondade e sua Providência do que em si mesmas e nas suas obras.

Consagradas a Deus, as Irmãs esforçam-se por transfigurar em alegria sempre mais plena, a realidade quotidiana.

“Deus, que as chamou à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, é fiel”. Ele as conservará firmes até ao fim. (Constituições da Ordem da Visitação de Santa Maria,  Capítulo II)


 

Rua Dona Inácia Uchoa, 208, Vila Mariana
São Paulo - SP - CEP 04110-020 - Tel: (11) 55793948