O dia a dia da Visitandina

05:15 Ao toque do despertador, iniciam o seu dia, elevando o pensamento e o coração a Deus, com alguns bons pensamentos, agradecendo-lhe o dom de acordar mais uma vez, pedindo-lhe o seu auxílio e sua benção.

05:45 Soa o Ângelus, convidando ao coro: juntas iniciam a 1ª. Hora de oração tendo muito presente seus irmãos que se dirigem por um labirinto sem fim para seus trabalhos e ocupações diárias.

06:45 OFÍCIO DE LAUDES Com toda a Igreja elevamos ao Pai nosso louvor, juntamente com os fiéis que nos acompanham do presbitério. Segue-se a Eucaristia, ponto alto do dia. Comunhão e participação das dores e alegrias de todos os homens.
“A EUCARISTIA É O SOL DOS NOSSOS EXERCÍCIOS ESPERITUAIS” (S. Francisco de Sales)

Logo após o café, cada irmã assume o desempenho da sua tarefa quotidiana. A vida comum e a partilha de tudo são o ideal e o objetivo de toda a Igreja, em todo o tempo e lugar, e para nós é vivido em clima de silêncio e alegria.0

11:00 OFÍCIO DE LEITURAS

Canto, oração dos salmos, reflexão seguindo meia hora de leitura individual.

12:00 Depois da oração de Ângelus, o almoço, seguido de alegre e expansivo recreio; Incluindo trabalhos manuais ou lazer.

13:45 OFÍCIO DE SEXTA (ou oração do meio dia)
Breve repouso para quem precisar. Logo após retomam-se os trabalhos e afazeres, até a hora do terço, tendo sempre presente o que dizia Santa Joana de Chantal: Adora-se melhor a Deus pelo silêncio do que pela palavra.

17:00 Reza do TERÇO em honra de Nossa Senhora, com a participação dos fiéis.

17:30 OFÍCIO DE VÉSPERAS
Cantando e Louvando ao doador de toda a vida e natureza; seguido de meia hora de oração individual.

18:45 Refeição, recreio e trabalhos manuais.

20:15 Preparação da Liturgia, do dia seguinte e canto.

20:30 COMPLETAS, no louvor e ação de graças.

22:00 Repouso. “QUANDO TUDO DESCANSA O CORAÇÃO VIGIA”.